VERDINAS DAS ASTURIAS COM LAGOSTA

Hoje nós trazemos uma receita muito especial, verdinas com lagosta, uma receita que combina a mantecosidade das nossas verdinas e o delicioso sabor da lagosta. Siga as instruções dadas e sorprende a todos com esta receita.

Ingredientes:
Elaboração:
  • As verdinas são lavadas e são postas numa panela baixa, cobre-se com abundante água fria e são deixadas de molho entre 6 e 10 horas.
  • Passado o termpo de molho, se cozem con um bom jacto de azeite de oliva, a cebola, o alho-porro e o meio pimento verde, em fogo forte com a mesma água de molho, espumam com muito cuidado e se deixam ferver cerca de 4 minutos, após os quais se baixa o fogo ao mínimo. Se queremos que o sabor do mar seja mais intenso podemos retirar a água de molho e substituí-la por um bom caldo de peixe.
  • Separam-se as cabeças das lagostas, retira-se todo o interior das cabeças e coloca-se numa panela um jacto de azeite de oliva e, quando quente, incorpora-se o interior das cabeças. Ferve-se um pouco e adiciona-se uma colher de chá de sobremesa de pementon doce, logo quando o pimenton doce é lançado apaga-se o fogo para que este não se queime, mexe-se durante alguns segundos e depois incorpora-se na panela das verdinas.
  • Deixamos ferver as verdinas a fogo lento, até que estejam tenras, agitando a panela alguma vez, já que não convém mexem nenhum tipo de utensílio para que não se rompam as verdinas. O tempo é variável em função do tipo de água da zona. Devem estar sempre coberta de água, se necessário debe acrescentar-se mais água ou caldo.
  • Quando as verdinas já estiveram tenras adicionamos à panela os corpos das lagostas, inteiros ou cortados, deixamos cozinhar cinco minutos e apagamos o fogo.
  • Por último, lançar o açafrão, previamente torrado e desmigado, rectificar de sal e prontas.

Esperamos que gostem desta receita especial e encorajamo-los a partilhá-la nas vossas redes sociais. Você também pode nos seguir no Facebook e Instagram