RECOMENDAÇÕES À HORA DE COCINHAR FEIJÃO DAS ASTURIAS E VERDINA

1. Tanto o feijão das Asturias IGP como as verdinas marca de garantia “Verdina de Asturias”, são legumes secos, ou seja, desidratados, e por conseguiste é necessário sempre pô-los de molho em abundante água fria antes de cocinhar; o tempo de molho óptimo é entre 6-10 horas, de preferência não mais que este tempo.
2. Se a água da sua região contiver um elevado índice de cal, é preferivel cozinhá-la com água mineral com baixo índice de cálcio.
3. Serão sempre postos a cozer em água fria e totalmente cobertos, sobre os quais cerca de um centímetro de água.
4. Normalmente, a sua textura e sabor são realçados se antes do consumo puderem repousar pelo menos meia hora, quanto mais tempo puderem repousar muito melhor.
5. Tanto o feijão das Asturias como as verdinas marca de garantia “Verdina de Asturias” são uns legumes de estraordinaria versatilidade, já que se podem combinar tanto com carnes, en receitas clássicas como a fabada asturiana em companhia de um bom “compango asturiano” (chouriço, morcela, toucinho) de porco, com qualquer tipo de caça, desde javali até perdizer, bem com peixes, mariscos, como feijões com amêijoas, verdinas com bacalhau e lagostins ou ainda com outros ingredientes como cogumelos ou em preparações que não sejam guisados, por exemplo em saladas acompanhadas de vegetais ou ovos.